quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Um Deus humano para um humano divino

Olá pessoal.

Faz mais de um ano que não passo por aqui! Aconteceram tantas coisas que acabei deixando um pouco de lado este espaço. Pretendo retomar as postagens com novos textos, sempre procurando trazer uma reflexão que dialogue com a vida, com o que está acontecendo ao nosso redor, com a fé que alimenta a nossa caminhada, com tudo o que nos toca como pessoas que vivem e lutam nessa vida.
Espero podermos, juntos, trocar ideias, aprendendo uns com os outros a viver nossas vidas conduzidas pelo Espírito de Deus, que age dentro de nós para nos humanizar como humanizou Jesus de Nazaré desde o seio da Virgem Maria.
“Humano assim só pode ser Deus mesmo” (Leonardo Boff), é essa humanização que esse Espírito quer fazer em todos nós, pois em Jesus de Nazaré se revela o que há de mais autenticamente humano, o que somos chamados a ser desde o início de nossa existência. Todo o processo de desenvolvimento por que passamos é em vista da nossa humanização.
O Papa Leão Magno também dizia “Jesus é humano, muito humano, tão humano como só Deus pode ser humano”. Como imagem e semelhança de Deus, manifestamos em nossa humanização a glória de Deus e de sua divindade. Todos nós somos responsáveis por contribuir nessa obra do Espírito que procura nos humanizar, para que um dia possamos todos reconhecer a face gloriosa de Deus no rosto de cada pessoa que encontrarmos, sem ódios e sem divisões, sem injustiças e sem violência, sem preconceitos e sem medos.
Neste tempo de Espera (Advento), reflitamos sobre o sentido de um Deus que desce e quer ser um conosco, um como nós. Aprendamos com ele o caminho para sermos plenamente humanos. Meditemos como sua gloriosa divindade revela-se no rosto humano do nazareno e deixemo-nos ser tocados por esse mistério divino-humano.

Boas festas! Um feliz Natal e um abençoado ano novo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens anteriores

DESTAQUE DO MÊS

“Teologia Oficial” x Teologia da Libertação: um embate hermenêutico!

Concílio Ecumênico Vaticano II Existe uma discussão no meio teológico movida por questões de compreensão e interpretação da mensagem d...