Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Os "lobos" que lutam dentro de nós



Lendo esta pequena história fiquei pensando sobre as escolhas que fazemos na vida. Realmente dentro de nós temos “dois lobos” e precisamos a cada dia decidir qual deles vamos alimentar. Leia a história e vamos refletir juntos:

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse: 

- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau! É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom! É a alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade,humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé. 
O neto pensou nessa luta, e perguntou ao avô: 
- Qual lobo vence? 
O velho índio respondeu: 
-"Aquele que você alimenta!" 



Cada dia, cada momento, estamos alimentando um deles em nós. Não há escapatória. Não dá para ficar em cima do muro. Por isso, cada momento de nossas vidas é importante e precisa ser vivido de modo livre, claro e consciente. Não podemos, nem devemos responsabilizar ninguém por nossos atos e escolhas: SOMOS LIVRES E RESPONSÁVEIS!

Pensando em minha vida olhei e vi que tenho dado alimento aos dois: às vezes a um às vezes ao outro; às vezes mais alimento para um às vezes para o outro. Ninguém consegue dar alimento somente para um deles, pois dentro de nós os dois habitam e lutam pelo alimento também. Entretanto, percebi que se não posso deixar de alimentar os dois dentro de mim, posso, ao menos, escolher o tipo de alimento e a qualidade que dou para cada “lobo” em mim. Para o bom posso selecionar o que for de melhor do meu tempo, esforço, cuidado, empenho. Para o mau posso dar as sobras, o que permite enfraquecê-lo (gostaria de matá-lo, mas acho que isso é ilusório e irreal). Deste modo o “lobo bom” que há em mim vencerá a maioria das lutas.

Realmente esta historinha contém uma grande sabedoria. Esta luta existe dentro de nós a cada dia, a cada momento, em cada escolha que fazemos. Podemos viver melhor e fazer deste mundo um lugar melhor se levarmos a sério esta luta e fizermos a escolha consciente de que “lobo” eu vou alimentar. Façamos isso, a cada dia demos o melhor de nós ao que há de bom em nós e deixemos que o outro fique com as sobras. Assim seremos menos egoístas, gananciosos, invejosos, ressentidos, orgulhosos, e mais fraternos, justos, amigos, bondosos, companheiros, humildes e, certamente, faremos muitas pessoas felizes e nós mesmos seremos bem mais felizes e realizados em nossas vidas.

Este é um pequeno pensamento que quero compartilhar com você que lê este blog. Espero que faça você pensar na sua vida como me fez pensar na minha.

Um forte e fraterno abraço!


6 comentários:

  1. Engraçado!! Eu andava pensando isso nesses dias, o bem e o mal que existe em nós, os nossos lobos.É bem interessante a parte que fala que não é possível matar o lobo mal, porém eu posso enfraquecê-lo!! Também me fez lembrar a passagem da Bíblia que diz que nosso maior inimigo somos nós mesmos, é o lobo mal que estamos alimentando!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO LINDO ESSA MENSAGEM. EU AINDA NÃO TINHA PENSADO NISSO, MAS APÓS LER O BLOG, PUDE PERCEBER QUE É MELHOR ALIMENTARMOS MAIS O LOBO BOM E DAR AS SOBRAS PARA O LOBO MAL. ABRAÇOS. GIGI

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido sobre isso ate ver a série 'EU LEMBRO DE VOCÊ' e ver o tema sendo abordado em alguns momentos, vou levar isso pra vida agora!

    ResponderExcluir